ASTERÓIDE GIGANTE A CAMINHO DA TERRA.

Cientistas buscam forma de impedir impacto devastador, previsto para 2036.

 

“E o segundo anjo tocou a trombeta... Uma coisa parecida com uma grande montanha em fogo caiu no mar.”(Apocalipse, cap. 8, vers. 8)

Apophis, na mitologia egípcia, é o espírito do mal e da destruição, um demônio determinado a mergulhar o mundo nas trevas eternas. Um nome perfeito, segundo astrônomos, para uma ameaça do espaço à Terra, como aponta uma reportagem do jornal britânico The Guardian. (http://www.guardian.co.uk/space/article/0,14493,1660485,00.html )

Cientistas estão monitorando o avanço de um asteróide de 390 metros de largura descoberto no ano passado que, aparentemente, está em rota de colisão com o planeta, e implorando aos governos que decidam uma estratégia conjunta para lidar com o problema.

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) estimou que um impacto de Apophis, que atingiria a Terra em 2036, liberaria uma energia 100 mil vezes superior à da bomba de Hiroshima. Milhares de quilômetros quadrados seriam diretamente afetados pelo impacto e toda a Terra sofreria as conseqüências da poeira lançada na atmosfera pela explosão.

Os cientistas insistem: há, na verdade, pouco tempo para decidir como agir. Num recente encontro realizado em Londres (Inglaterra), especialistas disseram que são necessárias décadas para projetar, construir e testar a tecnologia necessária para desviar o asteróide.

Mônica Grady, especialista em meteoritos, afirmou: “É uma questão de quando, não de se, haverá a colisão de um objeto com a Terra. Muitos dos pequenos objetos se partem quando atingem a atmosfera e não há impacto. No entanto, um objeto com mais de 1 quilômetro de largura colide com a Terra de centenas em centenas de milhares de anos. E um objeto com mais de 6 quilômetros, que causa extinção em massa, de centenas em centenas de milhões de anos. Já estamos atrasados para um grande impacto”.

 

MUDANÇA DE ÓRBITA

Apophis vem sendo rastreado constantemente desde a sua descoberta, em junho do ano passado, mas em dezembro começou a suscitar sérias preocupações. Projetando a órbita do asteróide para o futuro, astrônomos calcularam que as chances de ele atingir a Terra em 2029 eram alarmantes.

Observações posteriores, no entanto, descartaram a hipótese de impacto em 2029. Naquele ano, concordaram os astrônomos, o asteróide passará tão perto da Terra que causará um deslocamento do planeta e mudará sua órbita. Assim, quando o asteróide retornar, em 2036, as chances de uma colisão seriam muito altas, segundo Alan Fitzsimmons, astrônomo da Universidade Queen, em Belfast (Irlanda).

Na escala de Torino – que mede as chances de um objeto atingir a Terra e na qual 10 significa colisão certa – Apophis foi classificado na categoria 4. Trata-se do número mais alto já registrado na História.

 

PLANEJAMENTO

Não faltam idéias sobre como se prevenir de uma eventual colisão. O método mais popular é também o mais simples: enviar uma nave ao espaço para desviar a órbita do asteróide em rota de colisão. Um grupo de especialistas da Agência Espacial Européia lidera os esforços para projetar uma geração de satélites e foguetes capazes de realizar a façanha.

A agência européia planeja testar sua idéia com a missão Dom Quixote, programada para esta década, em que dois satélites serão enviados a um asteróide. Um deles, Hidalgo, colidirá com o asteróide em alta velocidade, enquanto o outro, Sancho, medirá a mudança de órbita do objeto.

Até mesmo o uso de naves movidas a energia nuclear vem sendo considerado. “A vantagem da propulsão nuclear é a quantidade de energia”, explicou Fitzsimmons. “A desvantagem é que nunca fizemos isso. Por outro lado, a propulsão solar vem sendo usada hoje por muitas naves e estamos confiantes de que funcionaria”, completou.

 

Publicado em:
• ASTERÓIDE GIGANTE A CAMINHO DA TERRA. Jornal O Sul. Porto Alegre, 14.12.2005. Caderno Reportagem, p. 12.

A ESCALA DE TORINO classifica o perigo de colisão com a Terra associado a asteróides e cometas.  Veja abaixo

Torino impact hazard scale

Adaptado do diagrama de Paul Chodas, NASA/JPL.

O asteróide 2004 MN4 ficou conhecido como Apophis após ser considerado o objeto celeste mais ameaçador já descoberto. É o nome de uma divindade egípcia em forma de serpente, senhor da destruição e do caos.

O diagrama, à direita, mostra a aproximação de Apophis em 2029. O rasante será visto a olho nu da Europa, África e Ásia ocidental.

 O traço branco, perpendicular a trajetória, representa as posições alternativas para o asteróide nessa data. Em nenhum caso ele colidiria com nosso planeta, de acordo com os cálculos atuais, porém já conseguem os astrônomos afirmar, com unanimidade, que o asteróide passará tão perto da Terra que causará um deslocamento do planeta e mudará sua órbita.

Não está descartada a idéia de colisão, visto que há de se considerar as variantes que interferem na rota do cometa. 

Determinar se corpos como este poderão nos atingir é sempre um desafio maior, já que precisamos ter suas trajetórias muito bem determinadas, pois só assim faz sentido a aplicação das equações que fornecem suas posições futuras, e que consideram a interação gravitacional com corpos mais massivos nas redondezas, como planetas – o que altera novamente seus rumos, num intrincado trânsito orbital que pode acabar em trombada.

Refinamentos posteriores geralmente alteram as previsões iniciais. É o que vem acontecendo com Apophis. A NASA vem monitorando sua trajetória e estima inclusive o risco de impacto e a velocidade com que se dará um possível encontro com a Terra; e pasmem, será de 12,59 km/s, ou seja, de 755,4 km/h. Estes e outros importantes dados estão disponíveis no site da NASA http://neo.jpl.nasa.gov/risk/a99942.html .

 

Veja também: http://www.space.com/news/051103_asteroid_apophis.html

 

 

 

MENSAGENS QUE O CÉU NOS DÁ

SOBRE O COMETA.

(Aparições em Angüera/BA/Brasil)

 

As mensagens passadas por Nossa Senhora Rainha da Paz ao confidente Pedro Régis, no município de Angüera/BA, mais precisamente na Fazenda Malhada Nova, vêm ocorrendo desde a data de 10 de outubro de 1987. Extraímos do endereço eletrônico www.apelosurgentes.com.br algumas mensagens (2005), nas quais nossa Mãezinha aborda a colisão de um corpo celeste com a Terra. Note: o Céu confirma, sim, que haverá a colisão!!! Veja:

 

 

03.09.2005 21h

Mensagem de Nossa Senhora, n° 2.570

Queridos filhos, Eu vos amo e quero que sejais fiéis ao Meu Jesus. Rezai muito e não vos afasteis da graça do Meu Senhor. Cuidai da vossa vida espiritual e não permitais que as coisas materiais vos afastem do caminho da salvação. WK: eis que por causa dele muitos morrerão. Os escolhidos para defender a verdade a negarão. Sofro por aquilo que vos espera. Aquele novembro de dor se repetirá. O rio Tejo está ao seu lado. Uma grande montanha cairá sobre a terra. Rezai. Rezai. Rezai. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.

 

17.09.2005 21h

Mensagem de Nossa Senhora,n° 2.576

Queridos filhos, coragem. Deus está convosco. Aconteça o que acontecer, não vos afasteis do caminho que vos apontei. Ó homens, arrependei-vos. O Senhor vos espera com imenso amor de Pai. Os cientistas anunciarão e os homens aguardarão com pavor, mas Deus quebrará. Confiai sempre no poder de Deus. Não recueis. O que tendes a fazer não deixeis para o amanhã. Virá para a Calábria. Os Mus pobres filhos experimentarão grande sofrimento. Rezai. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.

 

10.03.2005 21h

Mensagem de Nossa Senhora, n° 2.493ª

Queridos filhos, do alto ele virá fazendo grande sombra sobre a terra e muitos homens morrerão de pavor ao vê-lo. Deus vos escolheu para serdes suas testemunhas sobre a terra, mas vós vos desviastes e vos distanciastes do caminho da salvação. Sabei todos vós que ainda podeis encontrar a luz do Senhor. Arrependei-vos e voltai-vos Àquele que é o vosso único e verdadeiro Salvador. Vós que escutais com amor o Evangelho do Meu Jesus, não temais. Para vós está reservada a coroa dos justos. Não temais. Permanecei firmes no caminho que vos apontei. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.

 

21.05.2005 21h

Mensagem de Nossa Senhora, n° 2.525

Queridos filhos, depois da grande tribulação o Senhor enviará Seus anjos para guiar Seus escolhidos. Peço-vos que não tenhais medo. Não vos esqueçais: Deus está ao vosso lado. Aconteça o que acontecer, esperai no Senhor com confiança. Sabei que tereis grandes sofrimentos por causa da vossa fé, mas os que forem fiéis ao Senhor até o fim receberão a recompensa dos justos. Rezai muito. Eu sou a vossa Mãe e estou ao vosso lado. Um gigante cairá e no encontro com as águas causará grande destruição. Regiões da terra sofrerão, mas os que estão com o Senhor receberão conforto e paz. Avante. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.

* * *